Não fazemos instalações
 
Fechaduras de segurança?

Está instituído que uma fechadura de segurança é aquela que possui várias trancas horizontais nos dois sentidos e pelo menos duas trancas verticais.

Deve ser completamente inviolável e estar embutida numa porta igualmente de segurança, blindada em ambas as faces com chapa de aço impenetrável por brocas e revestida a madeira nobre.

Em alguns casos a fechadura de segurança é assistida por outro sistema que bloqueia todas as engrenagens mecânicas no caso de tentativa de violação.

Nunca uma porta foi tão segura.


Para entrar num apartamento assim protegido, existem agora duas formas:

A primeira passa por aceder ao seu interior abrindo passagem pela parede lateral à porta.

Isso é possível usando escoras metálicas usadas para sustentar tectos durante o carregamento das placas de betão.


Ou usando as muito práticas escoras hidráulicas usadas no suporte de paredes verticais ou no resgate de pessoas presas em escombros.



Esta solução só pode ser usada sabendo nós que o proprietário não está em casa, assim como os vizinhos. Para além de produzir muito lixo é também muito ruidoso.

Resta-nos a solução mais fácil que é a de usar a chave para abrir a fechadura.



O Cilindro/Canhão

O cilindro mecânico constitui o motor da fechadura.

Quem tiver acesso a este elemento, pode abrir a porta.

Tem acesso ao cilindro quem tiver uma chave para o abrir legalmente, ou quem lhe aceder através de cópias ilegais, ferramentas simples como berbequim, martelo pequeno, alicate de pressão, cinzel, chave de pressão ou gazua constituem algumas das ferramentas que o profissional utiliza quando o chamamos para nos abrir a porta para a qual perdemos a chave original.

Se pesquisar na Internet sobre como “abrir uma porta sem chave”, vai perceber que, além de surgirem dezenas de empresas seríssimas para o fazerem por si, vai poder aprender a fazê-lo sozinho vendo as centenas de vídeos que no Youtube se disponibilizam para ensinar. Dos mais simples ao mais complexo cilindro, todos são afinal facilmente violáveis. 


 

Isto significa que uma fechadura de alta segurança com um número infindável de trancas, pode afinal ser aberta com uma simples gazua? Sim, e ainda bem!

Se assim não fosse teríamos de recorrer aos bombeiros para podermos entrar pela janela do 5º andar quando nos esquecemos das chaves dentro de casa.

Como podemos então evitar que as fechaduras de segurança sejam violadas com chaves falsas, gazuas ou outros métodos?


Não usando fechaduras com cilindros nem chaves mecânicas para as abrir.


Se em vez de encontrar no hall um painel de madeira rodeado de parede por todos os lados com um orifício onde colocar uma chave e um puxador para fechar a porta, o ladrão encontrar um painel de madeira rodeado de outros painéis iguais, sem vestígio de qualquer fechadura, ele não poderá fazer nada e desiste antes de ser visto a rondar.

Instale uma porta invisível!

Remova completamente a fechadura existente, incluindo qualquer furação para entrada de chave. Terá de tapar os rasgos deixados abertos usando madeira da mesma qualidade da porta ou superior.

Pode deixar um puxador interior. O exterior, se existir, também deve ser removido.

Entalhe o aro da porta de maneira a encaixar, a cerca de 30 cm de solo uma fechadura electromagnética do tipo Shearlock. Faça o mesmo a cerca de 30 cm do topo

Cada fechadura destas resiste a uma força de tracção de 900 Kg.   


Precisa de colocar pelo interior um interruptor para sair e pelo exterior um controlador de acessos. Tudo alimentado por uma fonte de alimentação ininterrupta de 12 VDC


Agora só precisa instalar uma APP no seu telemóvel para dar acesso calendarizado a quem quiser.

As pessoas autorizadas, podem entrar com código numérico ou cartão de proximidade ou ainda usando a aplicação de telemóvel com uma e-key que lhes pode enviar.

Mas ainda pode saber quem entrou e a que horas entrou na sua casa.

Não quer dar códigos de acesso a ninguém?

Esconda o teclado no interior. O seu telemóvel e os da sua família podem continuar a abrir a porta sempre que o desejem, usando uma aplicação para smartphone em Português.

Gratuita.


Finalmente, para garantir que a porta se fecha sempre que é aberta e não há o esquecimento de a trancar, sugiro que instale uma mola hidraúlica pelo interior.

A sua porta agora fecha-se automaticamente e abre quando receber instrução. Só tem de empurrar.